Idace faz reunião sobre continuidade de implantação do Projeto Uruanan
22 de novembro de 2018 - 16:39
Durante dois dias, quinta-feira e sexta-feira (22 e 23/06), o Fórum Gestor das Associações dos Acampados da Fazenda Uruanan, técnicos do Idace e do Projeto Uruanan-Área Reformada do Pirangi (decreto estadual nº 31.945/2016), debateram o planejamento e a redefinição das áreas correspondentes aos grupos de acampados, que serão adquiridas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, dentro do componente Aquisição de Terras e Benfeitorias estabelecido pelo projeto. Segundo o técnico do Idace que coordenou a reunião, Jean Silva, quatro outros temas fizeram parte do encontro: social, educacional, produtividade e ambiental.
Participaram da reunião pelo Idace, o superintendente Cirilo Pimenta, a superintendente adjunta Graça Pedrosa, o diretor Técnico e de Operações (DITEO) Paulo Henrique Logo; representantes das 19 áreas (associações) que dividem o Projeto Uruanan; equipe de técnicos da DITEO que assessoraram o projeto, entre eles Jean Silva, Fernanda Pâmela, Herbert Lima e Francisco Valdenir. Além de representantes da Fetraece e Ematerce.
O Projeto Uruanan ocupa áreas de cinco municípios (Ocara, Cascavel, Chorozinho, Ibaretama e Aracoiaba), beneficia mais de 900 famílias, que estão acampadas na terra desde 2005. Recentemente o governador Camilo Santana assinou o Decreto 31.945/2016 que instituiu o Projeto Uruanan – Área Reformada do Pirangi. Esta iniciativa faz parte do Acordo entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), apoiada pela Fetraece.
O decreto trata criação do Distrito de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário além da aquisição, pelas famílias acampadas, da Fazenda Uruanan, que será feita por meio do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e também contará, de forma complementar, com recursos do Governo do Estado. O Projeto Uruanan, além da aquisição de terras e benfeitorias, contempla as seguintes linhas de atuação: desenvolvimento comunitário, produtivo e ambiental; educação, geração participativa de conhecimentos, inovação; e inserção territorial, gestão e controle social.
Galeria de Imagens | |
![]() |
![]() |
Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace
3474.9100 / 3474.9130