Idace faz reunião sobre continuidade de implantação do Projeto Uruanan

22 de novembro de 2018 - 16:39

Durante dois dias, quinta-feira e sexta-feira (22 e 23/06), o Fórum Gestor das Associações dos Acampados da Fazenda Uruanan, técnicos do Idace e do Projeto Uruanan-Área Reformada do Pirangi (decreto estadual nº 31.945/2016), debateram o planejamento e a redefinição das áreas correspondentes aos grupos de acampados, que serão adquiridas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, dentro do componente Aquisição de Terras e Benfeitorias estabelecido pelo projeto. Segundo o técnico do Idace que coordenou a reunião, Jean Silva, quatro outros temas fizeram parte do encontro: social, educacional, produtividade e ambiental.

Participaram da reunião pelo Idace, o superintendente Cirilo Pimenta, a superintendente adjunta Graça Pedrosa, o diretor Técnico e de Operações (DITEO) Paulo Henrique Logo; representantes das 19 áreas (associações) que dividem o Projeto Uruanan; equipe de técnicos da DITEO que assessoraram o projeto, entre eles Jean Silva, Fernanda Pâmela, Herbert Lima e Francisco Valdenir. Além de representantes da Fetraece e Ematerce.

O Projeto Uruanan ocupa áreas de cinco municípios (Ocara, Cascavel, Chorozinho, Ibaretama e Aracoiaba), beneficia mais de 900 famílias, que estão acampadas na terra desde 2005. Recentemente o governador Camilo Santana assinou o Decreto 31.945/2016 que instituiu o Projeto Uruanan – Área Reformada do Pirangi. Esta iniciativa faz parte do Acordo entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), apoiada pela Fetraece.

O decreto trata criação do Distrito de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário além da aquisição, pelas famílias acampadas, da Fazenda Uruanan, que será feita por meio do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e também contará, de forma complementar, com recursos do Governo do Estado. O Projeto Uruanan, além da aquisição de terras e benfeitorias, contempla as seguintes linhas de atuação: desenvolvimento comunitário, produtivo e ambiental; educação, geração participativa de conhecimentos, inovação; e inserção territorial, gestão e controle social.

Galeria de Imagens
Idace faz reunião sobre andamento de implantação do Projeto Uruanan Idace faz reunião sobre andamento de implantação do Projeto Uruanan

Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace
3474.9100 / 3474.9130