Idace assina convênios com associações de quilombolas, indígenas, pescadores e reassentados

22 de novembro de 2018 - 16:39

O Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) assinou convênios com associações dos povos e comunidades tradicionais e das famílias atingidas por barragens no Ceará. O objetivo é o desenvolvimento de atividades produtivas comunitárias, o fortalecimento das suas organizações de base e a consolidação dos seus movimentos de representação social e política. Até 2017 serão implantados 61 projetos, no valor de R$ 40 mil cada, somando cerca de R$ 2,4 milhões, beneficiando cinco mil famílias.

O Superintendente do Idace, Eduardo Barbosa, comenta que estes convênios estão vinculados às políticas públicas iniciadas no Governo Cid Gomes e ampliadas no Governo Camilo Santana. Estas políticas foram “batizadas” pelos próprios movimentos e reconhecidas pelo Idace com as seguintes denominações:  Projeto Zumbi – Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará (CEQUIRCE); Projeto Yby Jurema – Comissão dos Povos Indígenas do Ceará (COPICE); Projeto Maré Cheia – Movimentos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Ceará (MPP); e Projeto Desaguar Para Vida – Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

O Projeto Zumbi teve início em 2012 e já contempla 1.596 famílias, em 20 comunidades, com recursos de R$ 816.988,96. Abrande os seguintes territórios e municípios: Cariri (Araripe, Potengi e Salitre); Grande Fortaleza (Pacajus); Litoral Norte (Morrinhos); Sertão dos Crateús (Tamboril); e Sobral (Moraújo e Pacujá).

O Projeto Yby Jurema, na Grande Fortaleza, contemplará os municípios de Caucaia e Maracanaú; no Maciço de Baturité (Aratuba); na Serra da Ibiapaba (São Benedito); no Sertão dos Crateús (Monsenhor Tabosa, Poranga e Novo Oriente); no Sertão dos Inhamuns (Quiterionópolis); e no Litoral Oeste/Vale do Curu (Itapipoca).

O Projeto Maré Cheia beneficiará na Grande Fortaleza, os municípios de Aquiraz e São Gonçalo; no Litoral Leste (Aracati, Cascavel e Fortim); no Litoral Norte (Acaraú e Camocim); e no Litoral Oeste/Vale do Curu (Trairi). Já foram assinados convênios beneficiando 405 famílias em três comunidades, no valor de R$ 119.935,50.

O Projeto Desaguar para Vida abrangerá as regiões e municípios do Médio Jaguaribe (Jaguaretama e Jaguaribara); Maciço de Baturité (Aracoiaba e Baturité); e Cariri (Crato). Inicialmente foram contempladas 183 famílias de quatro comunidades, com investimento de R$ 160 mil.

O superintendente do Idace, Eduardo Barbosa, esclareceu que os convênios pretendem melhorar a qualidade de vida das famílias, através da implantação de projetos produtivos em atividades agrícolas e não agrícolas. Com a assinatura de mais este lote de convênios, já são 27 comunidades atendidas com 2.184 famílias diretamente beneficiadas. Explicou ainda que o projeto é fundamentado no resgate da cultura dos povos e comunidades tradicionais na perspectiva da melhoria da autoestima das populações locais.

A capacitação para inserção das organizações de base nas políticas públicas é também uma preocupação permanente de todas as instituições envolvidas no processo de trabalho, segundo o superintendente.  Concluindo, Eduardo Barbosa afirmou que a implantação destas políticas públicas de desenvolvimento comunitário sustentável e solidário pelo Idace em parceria com as organizações dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Agricultura Familiar contribuem significativamente para o delineamento de um novo padrão de desenvolvimento do mundo rural cearense.

augusto.brandao@idace.ce.gov.br – (85) 3474.9130