Governo do Estado fará em Bela Cruz a maior entrega de títulos de terra deste ano

22 de novembro de 2018 - 16:37

O Governo do Ceará, através da Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE), fará este ano, em Bela Cruz, na região Norte do Estado, a maior entrega de títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária. Na manhã de sexta-feira (4/5), 1.386 agricultores e agricultoras familiares receberão o título definitivo de posse da terra. O município tem ao todo 3.135 posses e composses.

A solenidade terá as presenças dos secretários da Casa Civil, Nélson Martins, e da SDA De Assis Diniz, do superintendente do IDACE Cirilo Pimenta, autoridades municipais e convidados. O Governo do Estado, através da SDA e IDACE já entregou até março deste ano, 4.009 títulos de propriedade rural, beneficiando, aproximadamente, 4.610 famílias.

Localizada na região do Litoral Leste do Estado, a cidade de Bela Cruz fica a 335,1 Km de distância de Fortaleza. Duas grandes entregas de título de terra aconteceram este ano, em Cruz (724) e Ibicuitinga (473).

A iniciativa é uma parceria entre o Estado, representado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário e IDACE, e a União, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (SEAD).

O título é o resultado final do Programa de Regularização Fundiária de Imóveis Rurais que tem como objetivo fortalecer o combate à pobreza rural e como foco principal a promoção da segurança jurídica do patrimônio fundiário do agricultor familiar, bem como a extinção da grilagem de terras no espaço rural cearense.

A coordenação técnica de execução e fiscalização do programa no Estado é da responsabilidade do IDACE, através da Diretoria Técnica e de Operações (DITEO).

Até o fim de 2018 deverão ser entregues aproximadamente 18 mil. Desde 2007, o Programa de

Regularização Fundiária já emitiu mais de 70 mil títulos de terra. Até 2020, a previsão é cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar mais de 209 mil famílias.

Serviço

Município: Bela Cruz
Dia: 04 de maio, sexta-feira
Horário: 09:00 horas
Local: Centro de Convenções Manoel Severiano Ramos, Rua Coronel Duca, S/N

Assessoria de Comunicação do Idace
Augusto Brandão
3474.9141