Entrega de títulos em Morada Nova tem continuidade

22 de novembro de 2018 - 16:42

Agricultores e agricultoras do município de Morada Nova estão providenciando o registro dos títulos de propriedade (domínio) em cartório da cidade. Um deles foi o agricultor Wilson Nogueira Nobre, do sítio Barrocão, beneficiado do Programa de Cadastro Georreferenciado e Regularização Fundiária do Governo do Estado, coordenado pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE), que deu continuidade à entrega do documento naquela cidade. A entrega e o registro foram feitos na manhã desta quinta-feira, 08/05, no Cartório de 2 ofício Chagas Filho, localizado no centro da cidade. O custo para registro é de R$ 200,00.

Wilson Nobre disse que estava “animado” com o título, que garantirá a concessão de empréstimo em banco da região, permitindo fazer melhorias na sua propriedade de 28 hectares de terra. O agricultor irá aumentar o plantio de mandioca, “pra gente comer e vender”, bem como comprar “umas cabeças de gado pra gente beber o leite e depois lucrar um dinheirinho com a venda” dos animais.

O agricultor Francisco Bento Nogueira, do sítio Santo Antônio, comentou que “agora tem um documento de valor, que vai vigorar mesmo”, referindo-se ao título de terra recebido.  Nos seus 13 hectares, o agricultor disse que providenciará o registro no cartório e em seguida fará empréstimo no banco. “Com o dinheiro vou cercar as terras, fazer uma barragem  e comprar um gado”. Francisco Nogueira tem mais três títulos que serão entregues posteriormente. As quatro propriedades chegam a mais de 40 hectares.

A continuidade dos entrega dos títulos em Morada Nova está sendo feita pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos (SEAGRI), a partir de convênio firmado entre a Prefeitura e o IDACE. Segundo Otacílio Carvalho, responsável pelo setor de entrega de títulos do IDACE, dos 1914 títulos confeccionados, foram entregues 857, representando 44,8% deste total. Para Bárbara Almeida, da SEAGRI, os agricultores estão “satisfeitos e a grande maioria está conseguindo empréstimo no banco, para investir benfeitorias, compra de gado e de sementes para plantio”.