Cid Gomes e ministro Afonso Florence entregam títulos de terra

22 de novembro de 2018 - 16:44

O governador Cid Gomes e o ministro Afonso Florence lançaram ontem, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012. A solenidade foi realizada no auditório do Palácio da Abolição, com as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nélson Martins, do Superintendente do Idace, Ricardo Durval, além de autoridades do Sistema Estadual de Agricultura, parlamentares, prefeitos.

Na oportunidade foram entregues, simbolicamente, pelo governador e o ministro, quatro títulos de propriedade rural, a agricultores e agricultoras dos municípios de Redenção e Tururu, sendo dois de cada um dos municípios. De Tururu receberam o agricultor José Flávio de Sousa, do sítio Altamira, e a agricultora Maria Salete Pinho Campos, da localidade sítio Lagoinha do Cascudo. Por Redenção, receberam Antônio Germano Ferreira Costa e Alzira Costa de Araújo, ambos do sítio Currais.

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 destina R$ 650 milhões ao Ceará, dos quais R$ 350 milhões são para investimentos e R$ 300 milhões para ações de custeio, beneficiando 150 mil famílias. Esse valor é quase o dobro do ano passado, quando foram destinados R$ 370 milhões.

Durante a solenidade, foi assinado o termo de compromisso de execução do Plano Safra no Estado, além de entregues ordens de serviço de recuperação de 21 açudes em assentamentos federais e Planos de Desenvolvimento de Assentamentos (PDAs). Também foi levantada a questão do Programa Nacional de Combate à Pobreza Extrema, que tem relação direta com a agricultura familiar no Estado. “27% dos cearenses sobrevivem hoje da agricultura e pecuária e apenas 7% do PIB estadual é gerado por essas atividades. Aumentar a renda dessas famílias é ainda nosso maior desafio”, afirma Cid.

Segundo o Ministro, neste ano os recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) por meio do MDA foram ampliados para R$ 40 milhões. Serão reforçados também os recursos da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para R$ 19,6 milhões. Para o Governador, outra dificuldade na agricultura é a falta de qualificação na assistência técnica. “Estamos qualificando a mão de obra através da reabertura de escolas de agricultura e de cursos técnicos nas escolas profissionalizantes em cidades específicas”, explicou.

Estiveram presentes também na solenidade, o secretário da Pesca e Aquicultura Flávio Bezerra; o presidente da Ematerce José Maria Pimenta; os deputados federais Eudes Xavier e José Airton; os deputados estaduais Welington Landim, Antônio Carlos, Neto Nunes e Manuel Duca, além de lideranças do MST, Fetraerce, Incra, prefeitos e lideranças do interior do Estado.