Centenário dos Caetanos

22 de novembro de 2018 - 16:42

Programação resgata História dos quilombolas os Caetanos

O centenário da chegada dos quilombolas os Caetanos, em Capuan, Caucaia, foi comemorado durante toda a sexta-feira, 27/11, com uma programação festiva que resgatou a História das primeiras famílias chegadas à localidade, em 1915. O Idace foi representado pelo responsável pelas atividades em Assentamentos, Reassentamentos e Comunidades Originárias e Tradicionais, Castro Júnior, que afirmou o compromisso do superintendente Eduardo Barbosa em apoiar as ações voltadas ao fortalecimento das comunidades quilombolas no Ceará, na perspectiva da titulação de seus territórios.

A programação constou, pela manhã, de palestra do antropólogo do Incra, José da Guia sobre o tema “Comunidades quilombolas de Caucaia: Lutas, desafios e conquistas”. Na parte da tarde aconteceram apresentações culturais dos Caetanos de Capuan, Caetanos de Água Preta, Caetanos de Conceição dos Caetanos.

Centenário dos CaetanosA História dos Caetanos começa em Uruburetama, atualmente Tururu, fugindo da seca em 1915. A família Caetanos era formada à época pelo casal Florêncio Caetanos da Costa e Cândida Gomes da Costa, e mais dois filhos e três filhas. Segundo relato da comunidade, o casal retirante partir rumo à Fortaleza levando os filhos, em busca de melhores condições de sobrevivência. A família ficou no meio do caminho, e desde então os Caetanos permanecem em Capuan, na luta incessante pela vida, de manutenção das raízes, tradições e costumes. Os Caetanos estão atualmente na sexta geração e é composta por 86 famílias.

Durante a programa foi distribuído um folheto de Cordel, contando um pouco a História dos Caetanos. Tem um trecho que diz o seguinte:

Vamos falar de alegria

Deixando a tristeza de lado

Lembrando do artesanato

Bordado, crochê, renda de bilro e tecelagem

Agradecendo aos griôs

Por toda nossa aprendizagem.

Contato (85) 3474 – 9141