Câmara Técnica debate Plano Piloto de Preparação para as secas

22 de novembro de 2018 - 16:42

A Câmara Técnica do Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural (CEDR) em conjunto com o Grupo de Trabalho do Plano Estadual de Reflorestamento e Educação Ambiental – Área 2, coordenado pelo IDACE, promoveu na tarde desta segunda-feira (26/10), na sala de reuniões deste instituto, a 4ª reunião do Plano Piloto de Preparação para as Secas. A reunião contou com 33 participantes e foi aberta pelo Superintendente do Idace, Eduardo Barbosa, que destacou as duas linhas básicas de trabalho do Plano: soluções hídricas para garantir o abastecimento humano e animal e de recuperação e manejo dos recursos naturais, de modo a permitir a sobrevivência do homem no campo, de forma equilibrada e sustentável.

O biólogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Carlos Henrique Costa detalhou o Estudo Piloto sobre o Açude São José II, em Piquet Carneiro, que será modelo de recuperação de outras áreas degradadas de microbacias do Estado. Segundo ele, a escolha daquele município do Sertão Central deve-se o apoio dos entes públicos do município, como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Sindicatos, Associações, Movimentos Sociais. Também visa atuar de forma complementar ao Plano Piloto de Preparação para as Secas, iniciado em Piquet Carneiro.

O Coordenador da Câmara Técnica do Plano de Preparação para as Secas do CEDR, Josias Farias, fez uma exposição sobre os avanços das Ações de Curto Prazo das quatro linhas do Plano. São elas: apoiar as ações de fortalecimento institucional; criar instrumentos de gestão da informação; intensificar a formação de capacidades locais; e fortalecer as infraestruturas de preparação para as secas. No caso da Gestão da Informação, informou que já se encontra na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) proposta para aquisição de uma Estação Agrometeorológica, com o apoio da Funceme e recurso do Projeto São José III, para ajudar na coleta de informações metereológicas que possam contribuir na definição de ações de preparação para as secas. Com relação à capacitação local, serão realizadas até o final deste ano, Oficinas para Avaliação do Plano Piloto, bem como Planejamento para 2016, com a participação de representantes dos segmentos do município ligados a agricultura familiar.

No eixo destinado a fortalecer infra-estrutura de Preparação para as Secas, Josias Farias enfatizou três resultados. O primeiro, através da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), SOHIDRA e empresa contratada, iniciar a perfuração de poços profundos na sede do distrito de Mulungu, e posteriormente atender as sedes do distrito de Ibicuã e de Piquet Carneiro, antecipando-se ao colapso no abastecimento de água. Depois, na comunidade de Aba da Serra, instalar o Piloto de Reúso da Água, através do Projeto São José III, cujo convênio já foi assinado pela Associação local. E por último os Planos de Negócio de Pecuária Leiteira e Apicultura, através do PSJ III, com previsão de assinatura de dois convênios até a primeira quinzena de novembro.

A Câmara Técnica é constituída pelas seguintes Instituições: SDA, SEMA, SRH. SEPLAG, CMDS e COMDEC (em nível municipal), APRECE, FUNCEME, CEDEC, CODAF, COAPE, COCRED, bem como UGPs do PSJ III e FIDA, EMATERCE, FETRAECE, MST.

Contato (85) 3474 – 9141