Agricultores familiares de Reriutaba, Ipu e Jaguaruana receberão o título da terra

22 de novembro de 2018 - 16:38

Até o final deste mês (setembro) agricultores familiares de três municípios receberão o título de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária do Governo do Ceará. As entregas serão feitas em Reriutaba, na segunda-feira (25/9); em Ipu, na sexta-feira (29); e em Jaguaruana, no sábado (30/9). Os evento terão as presenças da superintendente adjunta do IDACE, Graça Pedrosa, e em Jaguaruana, do secretário Dedé Teixeira, do Desenvolvimento Agrário.

Ao todo serão entregues 467 títulos da terra, sendo em Reriutaba (290), Ipu (39) e Jaguaruana (138). Até agosto passado foram entregues 5.596 títulos de propriedade rural, em 50 municípios, contemplados com o Programa de Regularização Fundiária, executado pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace). O investimento é de mais de R$ 4,4 milhões.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República.

O Ceará tem uma área territorial estimada em 14.867.674 hectares, com previsão de cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias. Iniciado em 2007, o programa tem previsão de cadastrar e georreferenciar a área rural de 182 municípios do Estado até 2020.

A coordenação técnica da execução e fiscalização do programa no Estado é da responsabilidade do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará, através da Diretoria Técnica e de Operações (DITEO).

Município: Reriutaba
Dia: 25 de setembro – Segunda-Feira