Mais de 1.300 famílias beneficiadas em Tururu

28 de maio de 2014 - 16:51

Mais de mil famílias de Tururu foram beneficiadas com o Programa de Cadastro e Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária, ao receberem na manhã desta sexta-feira, 23/05, os títulos de propriedade rural. O programa é coordenado pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE) e a entrega foi realizada no Centro de Convivência, na sede do município.

Foram entregues, até o momento, 769 títulos de propriedade, sendo 422 nesta sexta-feira, e 347 anteriormente. Ao todo são 1159 títulos de propriedade rural, beneficiando 1.332 famílias. Os 390 restantes serão entregues posteriormente. A superintendente adjunta do IDACE, Graça Pedrosa, disse que o título representa uma conquista dos agricultores e agricultoras, porque eles passam a ter, definitivamente, um documento de garantia da sua terra.

O agricultor Raimundo Clarismundo Furtado, do sítio Cacimba de Baixo, tem sete  hectares de terra, onde planta milho e feijão. O Sr. Raimundo Furtado disse que “agora tem o documento correto da sua terra” e que irá guardar em casa, “para no dia que precisar, procurar um banco para levantar um dinheiro e comprar umas ovelhas”.

A agricultora Maria Maiza Barbosa de Oliveira, do sítio Cacimba de Baixo, recebeu seu título de terra com registro de três hectares. Com semblante de alegria, ela disse que “agora a gente tem a certeza de que a terra é da gente mesmo”. Depois de registrar m cartório, dona Maiza Oliveira disse que irá guardar o documento “e depois pensar o que fazer”.

Participaram da solenidade o prefeito Nonato Marinho, o vice-presidente da FETRAECE, Moises Braga, o Chefe de Gabinete do Prefeito, Francisco José de Souza, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cláudia Moraes, o presidente da Federação das Associações Comunitarias de Tururu, Aristeu de Assis e o coordenador Regional da FETRAECE, Antônio Soares.